Polícia Civil de Caxias do Sul desarticula quadrilha que extorquia revendas de veículos
26/11/2021 08:53 em Segurança Pública

A ação identificou um grupo criminoso organizado que visava extorquir donos de revendas de veículos na Serra.

 

Na manhã desta sexta-feira (26), a Polícia Civil, por meio da DRACO Caxias do Sul, deflagrou a 1º fase da Operação Libera Terra. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo três em Caxias do Sul e dois em outras cidades da região da serra.

A ação, decorrente de uma investigação que durou aproximadamente três meses, identificou um grupo criminoso organizado que visava extorquir donos de revendas de veículos na Serra.

Nesta fase da investigação, os policiais identificaram que o líder do grupo comandava os crimes do interior do sistema prisional, através de um telefone celular. Os demais integrantes da organização intimidavam as vítimas, depredando os estabelecimentos comerciais, enviando mensagens com ameaças – inclusive de morte – e recebiam, em suas contas bancárias, os valores pagos pelas vítimas.

A investigação ouviu mais de quarenta empresários, donos de revendas de veículos, todos vítimas do mesmo crime.

Esta fase da operação visa o aprofundamento da investigação, que se dará a partir da análise dos documentos e aparelhos de telefone celular apreendidos. Todos os alvos estão identificados e sendo monitorados pela Polícia.

Os cumprimentos dos mandados contaram com o apoio operacional dos três distritos policiais de Caxias do Sul, bem como a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DPHPP) e o Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES).

 

Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata

Foto: divulgação/PC

COMENTÁRIOS