Offline
Economias emergentes, lideradas pelo Brasil, dominam a expansão global de biocombustíveis
12/01/2024 10:02 em Brasil

Os biocombustíveis são produzidos com material orgânico renovável, sendo uma importante alternativa aos combustíveis fósseis.

As economias emergentes, tendo o Brasil como a principal liderança, estão dominando o setor de biocombustíveis, segundo um relatório publicado na quinta-feira (11) pela AIE (Agência Internacional de Energia).

“Com o apoio de políticas robustas de biocombustível, aumento da demanda de combustível para transporte e abundante potencial de matéria-prima, a previsão é de que as economias emergentes impulsionem 70% do crescimento da demanda global de biocombustível nos próximos cinco anos”, informou a agência.

Segundo o relatório, o Brasil, sozinho, será responsável por 40% dessa expansão. “Políticas mais fortes são o principal fator desse crescimento, pois os governos ampliaram seus esforços para fornecer suprimentos de energia acessíveis, seguros e com baixas emissões”, apontou a agência.

O relatório ainda explica que o rodoviário é o setor de transporte que mais utiliza os combustíveis renováveis, sendo responsável por 90% do uso total.

De olho na transição energética, o governo enviou ao Congresso Nacional, em setembro de 2023, o projeto de lei que cria o programa Combustível do Futuro.

O projeto conta com cinco eixos de medidas que favorecem a descarbonização da matriz energética e buscam reduzir as emissões de gases causadores do efeito-estufa. Entre as iniciativas, está a elevação do limite legal, dos atuais 27,5% para 30%, da mistura do etanol à gasolina.

Outro ponto de destaque é a redução obrigatória de 10% das emissões de dióxido de carbono do setor aéreo entre 2027 e 2037 com o uso progressivo do combustível sustentável de aviação — conhecido pela sigla em inglês SAF.

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados, em regime de urgência. Após isso, ainda precisa passar por aprovação no Senado para, depois, ser sancionado pelo presidente da República.

Informação: O Sul

COMENTÁRIOS