Entrevistas

Demétrio realiza prova para ingresso no EJA no próximo dia 31

No próximo dia 31 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz realiza as provas para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As avaliações serão realizadas às 19h30, na escola. Os candidatos deverão levar certidão de nascimento ou documento com foto, caneta azul ou preta, lápis e borracha.

Os resultados serão divulgados no dia 1º de agosto. As matrículas e rematrículas também serão efetuadas nesta data das 19h30 às 22h. Para matrícula são solicitados cópia da certidão de nascimento ou documento com foto, histórico escolar, comprovante de trabalho e uma foto 3×4 colorida. Os menores de idade deverão estar acompanhado por responsáveis para realização da matrícula ou rematrícula.

Ouça entrevista com a diretora da Escola Demétrio Moreira da Luz, Janete Machado da Silva; com a vice-diretora do turno da noite, Gisele Viviane Drago; e com a coordenadora do EJA, Francidalva Araújo Guzzon:

      Eja_Demétrio Moreira da Luz

Garanta seu espaço e participe da 1ª Feira de Negócios de São Marcos

1ª Fenamarco: Genilson, Sabrina e Cesar participaram de mesa redonda e divulgaram a 1ª Feira de Negócios de São Marcos

O lançamento da 1ª Feira de Negócios de São Marcos, a Fenamarco será no próximo sábado, dia 22 de julho, às 9h, na Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM). A Fenamarco, que tem como objetivo reunir o transporte, a indústria e o comércio local, será realizada entre os dias 12 e 15 de outubro, junto a 46ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, no Parque de Eventos Prefeito Albino Antonio Ruaro.

A 1ª Fenamarco será promovida por cinco entidades são-marquenses: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC), AMSM,  paróquia e prefeitura.

Na manhã de hoje, a Rádio Diplomata promoveu uma mesa redonda com representantes da CIC, CDL e AMSM para falar sobre a Fenamarco. Ouça entrevista com o vice-presidente da AMSM, Cesar Bolzan; com o representante da CIC, Genilson Marcon; e com a secretária executiva da CDL, Sabrina Reis.

      Fenamarco_1
      Fenamarco_2
      Fenamarco_3

 

Neste sábado, 22, AMSM lança Fenamarco e cartaz da 46ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas

No próximo sábado, dia 22 de julho, uma programação intensa movimenta a Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM). Ainda na noite de sexta-feira, 21, iniciam as comemorações em homenagem aos motoristas. Às 19h30, serão disputados, por casais, os torneios de bocha, boliche e canastra.

No sábado, 22, a programação inicia às 9h com o lançamento da 1ª Fenamarco. Às 10h30, será descerrada a placa em homenagem ao primeiro presidente da AMSM, Jardelino Scodro (em memória). O ginásio 1 levará o nome de Scodro que foi também um dos fundadores do clube. Às 11h, será celebrada missa na Ermida e haverá o lançamento do cartaz da 46ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas. Ao meio-dia, almoço comemorativo encerra as celebrações.

Em entrevista à Rádio Diplomata, a assessora de eventos da AMSM, Juliane Magrin, informa quem são os casais festeiros deste ano e como estão os preparativos:

      Juliane Magrin

Durante a manhã desta terça-feira, 18, as festeiras Adriana Moresco e Daiana Rech Dal’Bo, juntamente com os outros casais, estiveram envolvidas na preparação do evento do próximo sábado. Conforme a festeira Adriana Moresco, a expectativa é de que toda a rifa seja vendida, assim como nos anos anteriores:

      Adriana Moresco e Daiana Dal'Bo

O presidente da Associação dos Motoristas São-Marquenses, Oneide Fredrez, falou sobre os prêmios da rifa e também fez um agradecimento as entidades que estão envolvidas nos preparativos para a festa:

      Oneide Fredrez

Venda de bebidas alcoólicas para menores é crime

Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de julho, a reportagem da Rádio Diplomata conversou com o oficial de proteção do Juizado da Infância e da Juventude de São Marcos, Jaime Camassola, sobre a comercialização de bebidas alcoólicas para jovens menores de 18 anos. Conforme Camassola, a venda é proibida pelo artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “No seu inciso segundo diz o seguinte: é proibida a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes menores de 18 anos”, detalha.

Em 2015, a venda de bebidas alcoólicas para menores tornou-se crime previsto em lei: a lei 13.106/15 criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. De acordo com o texto, é proibido vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar a menores bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência. A norma prevê pena de 2 a 4 anos de detenção e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da determinação, e medida administrativa de interdição do estabelecimento.

A fiscalização é feita, em primeira instância, pela Brigada Militar, responsável pelo patrulhamento ostensivo no município. As pessoas podem efetuar denúncias também na Delegacia de Polícia Civil, no Ministério Público, no Conselho Tutelar ou com os oficiais de proteção.

Ouça entrevista com o oficial de proteção do Juizado da Infância e da Juventude de São Marcos, Jaime Camassola:

      Jaime Camassola

Moradores de São Marcos e região serão beneficiados com bolsas de estudo

Diante de um país financeiramente abalado, ingressar ou permanecer no ensino superior tornou-se um desafio ainda maior e muitos brasileiros vêm adiando a busca pelo diploma, pois as mensalidades inteiras tendem a pesar ainda mais no orçamento.

A fim de minimizar as desigualdades sociais, o programa Mais Bolsas proporciona a milhares de pessoas o acesso à educação de qualidade mediante a concessão de bolsas de estudo com descontos de até 50% nos níveis Superior e Básico.

Os moradores de São Marcos e região podem concorrer a uma das 500 bolsas que estão disponíveis para o segundo semestre de 2017. Da variedade de cursos ofertados na cidade há vagas para Administração, Ciências Contábeis, Direito Ambiental, Design de Moda e muitos outros que podem ser conferidos no site oficial do programa.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site maisbolsas.com.br, escolher a cidade, modalidade e o curso de interesse. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC, CHAT, redes sociais ou central de atendimento. Você pode ligar no 0800 002 5854, a ligação é gratuita.

Ouça entrevista com a assessora de Comunicação, Samara Galdino:

      Samara Galdino_Mais Bolsas