Destaques

Secretária Rosa Fontana fala sobre convênios com hospitais de São Marcos e de Farroupilha

Secretária de Saúde, Rosa Mari Nicoletti Fontana (D) e diretoria da pasta, Cristiane de Castilhos: contrato com São João Bosco deve ser renovado até a próxima semana

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de janeiro, estiveram nos estúdios da Rádio Diplomata, a prefeita em exercício e secretária de Saúde de São Marcos, Rosa Mari Nicoletti Fontana e a diretora da Secretaria de Saúde, Cristiane de Castilhos.

A entrevista se baseou em um esclarecimento aos ouvintes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os convênios com os hospitais Beneficente São João Bosco, de São Marcos; e Beneficente São Carlos, de Farroupilha. (sonora 2)

A secretária Rosa Fontana afirma que o convênio com o Hospital Beneficente São João Bosco ainda não foi renovado para este ano de 2018. As tratativas entre poder público e rede privada seguem em andamento e devem ser finalizadas até a próxima semana. (sonora 1)

A diretora da Secretaria de Saúde, Cristiane de Castilhos, também falou sobre o quadro atual de funcionários da entidade e o número de atendimentos. (sonora 3)

      Saúde_1
      Saúde_2
      Saúde_3

Nascidos em janeiro e fevereiro já podem sacar o Abono Salarial a partir de hoje, dia 18

A partir desta quinta-feira, dia 18 de janeiro, aqueles trabalhadores que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro já podem sacar o Abono Salarial ano-base 2016.

Têm direito ao beneficio os brasileiros que estão registrados há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos, além de terem trabalhado ao menos 30 dias corridos em 2016. No total, quase 3 milhões e meio de pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro tem direito ao benefício.

Os valores variam de acordo o tempo de trabalho em 2016, mas podem chegar até R$ 954. Funciona assim: se você trabalhou apenas 30 dias corridos, então vai receber o piso, que é de R$ 80. Agora, se você trabalhou durante todo ano de referência, você recebe o valor total, que é um salário mínimo.

Quem quiser conferir se tem direito ao benefício, pode fazer a consulta no site da Caixa Econômica Federal, que é o www.caixa.gov.br/PIS. O cidadão também pode obter esta informação por meio do aplicativo da Caixa ou pelo 0800 726 0207.O prazo máximo para a retirada do dinheiro é o dia 29 de junho de 2018. Se o recurso não for sacado, ele volta aos cofres públicos.

No ano passado, 22,9 milhões de brasileiros sacaram o abono salarial do ano-base 2015.

Pé de maconha apreendido no Loteamento Parque do Sol, em São Marcos

Imagem ilustrativa

Na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, por volta das 16h, a Brigada Militar (BM) de São Marcos recebeu denúncia anônima sobre um pé de maconha plantado no jardim de uma residência, na Rua Benjamin Boff, no Loteamento Parque do Sol.

Ao chegarem no local, os policiais constataram a veracidade do fato. A planta possuía cerca de 1,10 m. Não havia ninguém na residência no momento e a BM recolheu a planta e encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil de São Marcos, onde foi registrado o fato.

Gauchão 2018 inicia amanhã e são-marquense Eder Zanella está entre os árbitros da Série A

Comunicador Sérgio Luiz e árbitro Eder Zanella (D): são-marquense integra árbitros da FGF

Inicia na próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro, o Campeonato Gaúcho 2018. Neste ano, a competição foi antecipada em virtude dos jogos da Copa do Mundo disputados nos próximos meses de junho e julho.

A primeira rodada terá os confrontos de São José e Cruzeiro, às 19h, no Estádio Passo D’Areia; Brasil de Pelotas e Juventude, às 19h30, no Bento Freitas; São Paulo e Avenida, às 20h30, no Estádio Aldo Dapuzzo; Caxias e Novo Hamburgo, também às 20h30, no Centenário; e Grêmio e São Luiz, às 21h45, no Estádio 19 de Outubro. Na quinta-feira, 18, Inter e Veranópolis encerram a rodada com jogo às 21h, no Beira-Rio.

Nesta primeira rodada, o árbitro Eder Davi Zanella não foi escalado. Membro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) desde 2006, o são-marquense busca realizar uma boa atuação neste ano em que completa 50 jogos na posição. Em entrevista à Rádio Diplomata, Eder falou sobre a preparação, sobre as expectativas e também sobre o campeonato que reúne a elite do futebol gaúcho.

Ouça:

      Eder Davi Zanella

 

A partir do próximo dia 31, sinal digital substitui analógico

Conforme já vem sendo amplamente divulgado pela mídia, no próximo dia 31 de janeiro, o sinal analógico dará lugar ao sinal digital.

O desligamento do sinal analógico é um projeto posto em vigor pelo Governo Federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De maneira direta, quem não migrar para o sinal digital ficará sem sintonia com a TV aberta. A TV digital tem alta qualidade de som e uma imagem perfeita, sem interferências.

Em princípio, apenas a RBS TV terá sinal digital, em São Marcos. Os demais canais de televisão aberta (SBT, Band, RedeTV e Record) também entrarão em sintonia digital, porém não nesse primeiro momento. Conforme explica a Assessoria de Imprensa da prefeitura de São Marcos, as concessionárias irão se adequar priorizando, em primeira instância, os municípios com maior número de habitantes.

O governo federal também lançou o programa Seja Digital que fornece antenas e conversores para famílias de baixa renda que façam parte de algum programa social.

Confira entrevistas com Daniel Vicini, da Kaza Materiais para Construção; e com Maria Aparecida Libardi Boff, diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação:

      Daniel Vicini
      Aparecida Boff